Fim de Semana em Lamego

Olá! Vou contar a experiência que pude desfrutar, no Hotel Lamego 4*, e roteiro que escolhi pelo norte do distrito de Lamego.

Por não poder desfrutar da primeira noite saímos bem cedo no Sábado, por estradas nacionais sem perder o rio douro de vista, até à Régua, e depois seguindo em direcção a Lamego, cruzando montanhas e vales.

Já em Lamego, facilmente encontramos o Hotel Lamego 4*, a pouco mais de 500m do centro, realizado o check-in desfrutamos de um excelente e apetitoso pequeno-almoço buffet.

Mais tarde, a meio da manha partimos á descoberta do norte do belíssimo distrito de Viseu, único do país que não tem fronteira tanto com Espanha como com o mar, nesta região onde o Douro se cruza com as Beiras, podemos encontrar Monumentos importantes e uma bela paisagem serrana.

Voltando ao nosso passeio, durante a manha ficamos a conhecer os concelhos de Lamego e Tarouca, onde não podemos deixar de visitar santuário Nossa Senhora dos Remédios, Sé distrital, alguns conventos e as caves do vinho Murganheira.

Na parte da tarde, vistamos os conselhos de Moimenta da Beira: onde se encontra a Serra de Leomil e a nascente do Rio Paiva, Tabuaço: onde já se avista o Rio Douro e parte da Região Demarcada Alto Douro Vinhateiro e Armamar onde entre muitos Miradouros se pode encontrar considerado por muitos o que tem melhor vista sobre o Douro, com a Régua a seus pés e Lamego à vista, e descendo a montanha se pode desfrutar de um maravilhoso passeio à beira rio, com a Régua na outra margem.

Chegados ao Hotel ao fim do dia, aproveitando o facto de nesse mesmo fim-de-semana se realizar a Feira Medieval de Lamego, fomos jantar retrocedendo no tempo até à Idade Média, e visitar o castelo de Lamego.

Domingo, ultimo dia desta maravilhosa visita ao Douro, depois acordar e poder desfrutar de uma bela vista a partir da janela do quarto para a Serra, partimos rumo a uma freguesia chamada Samodães, para que como amantes do pedestrianismo, pudéssemos desfrutar de um percurso pedestre pelos socalcos das vinhas, descendo 400m de altitude mesmo até perto do rio e depois de volta à aldeia por entre as vinhas, sempre avistando o Vale do Douro.

Depois do almoço piquenique, já a caminho do Porto passamos ainda por mais dois dos concelhos de Viseu: Resende: onde se pode visitar as caldas de Aregos e o Mosteiro da Senhora de Caraque e Cinfães com uma vista privilegiada sobre o douro.

Termino assim esta reportagem, com um muito obrigado à GeoStar e ao Hotel Lamego 4* pela excelente recepção.

Pedro Areias

Os comentários estão fechados.