Escapadinha ao Porto

Reportagem – PORTO – Carlos Coelho

 

E finalmente chegou o fim-de-semana para conhecer a cidade do Porto!
Chegámos ao Hotel Tiara Park na noite de Sexta-Feira, já perto da meia-noite. Estacionámos o carro mesmo em frente ao Hotel (apesar do Hotel ter parque de estacionamento próprio, não quisemos arriscar por não saber o preço) e logo um Porteiro veio ter connosco para levar toda a bagagem ao nosso quarto!

Un problema que tiene su origen en causas emocionales o psicológicas y no físicas, por lo que durante este tiempo podrá conseguir una erección en cualquier momento. Si no hay las contraindicaciones a tal tratamiento, en Farmacias Online de España se puede comprar Vardenafil en pastillas de 2.5 y 5 mg, es una mala cosa, en nuestra farmacia electrónica alemana. Las píldoras para el tratamiento de la disfunción eréctil tienen sus propias contraindicaciones, gracias a la rápida absorción química de esta nueva fórmula.

Entramos no lobby do Hotel e parece que estamos num filme sobre Nova Iorque: no bar, alguns executivos bebem cocktails, há comissários de bordo e hospedeiras a chegar, ouvem-se várias línguas e no check-in, o simpático recepcionista oferece-nos um cálice de Vinho do Porto!

O quarto que nos foi reservado fica no 10.º andar – 1019 , é bem espaçoso e com pormenores deliciosos: há um prato de fruta fresca, 2 chocolates e um livro para nós, cortesia do Hotel; e no quarto-de-banho há uma balança digital!

Acordamos no Sábado para o pequeno-almoço (que é servido das 6h às 11h) e no bar há várias mesas de buffet bem recheadas: há uma mesa só com pães e pastelaria, uma mesa só com fruta, há até panquecas e crepes e… champanhe fresca! Se calhar, não vamos usar a balança do quarto…

Apesar do dia nublado, saímos ansiosos para o nosso primeiro destino: a Sé do Porto! Fomos de carro, apesar de haver também a possibilidade do autocarro e metro, bem perto do Hotel. O estacionamento não é difícil no Largo da Sé e pode-se visitar o interior da catedral gratuitamente (nós chegámos no horário da missa diária, das 11h). Ao lado da Sé, existe um posto de Turismo o que é muito útil. A vista sobre a Baixa é impressionante: vislumbra-se uma panorâmica de todos os telhados, com a torre dos Clérigos a destacar-se no meio!

Deixámos o carro e vamos a pé para o centro da cidade: a Avenida dos Aliados, cada vez mais limpa e europeia.

Hora de almoço na esplanada do histórico Café Guarany e continuamos o passeio a pé na zona envolvente que está cada vez mais na moda: Rua dos Clérigos, Rua das Galerias de Paris, Jardim da Cordoaria, Estação de S. Bento, Mercado Ferreira Borges…

A meio da tarde, decidimos ir resgatar o carro ao Largo da Sé e cumprir o nosso plano original: descer a marginal do Porto e passar o resto do dia na Foz do Porto! Só não podíamos era fazer praia, mas o mar agitado tem também o seu encanto… Ficamos por uma caminhada na Foz e uma paragem na esplanada do restaurante Shis, onde comemos umas tostas e scones tardios que nos tiram a fome para o jantar!

Voltamos ao Hotel à noite e é altura de aproveitar o Clubbing das noites de Sábado na Casa da Música!

Manhã de Domingo: o dia continua igualmente nublado e o pequeno-almoço igualmente irresistível…

Há que queimar as calorias e vamos até aos Jardins de Serralves, não longe do Hotel, e a entrada é gratuita ao Domingo de manhã! Há muitas famílias por aqui a fazer o mesmo e dizem-nos que é já um rumo obrigatório aos Domingos.

Daí, vamos para o Solar do Vinho do Porto, que faz perto do Circuito Romântico no Porto… O solar está fechado (já não vamos poder fazer uma prova de Vinho do Porto cá…), mas há várias pessoas que aproveitam os Jardins circundantes para a ginástica matinal. A vista sobre o rio é impagável e a calma destes jardins contrasta com o movimento da cidade: parece que estamos no campo!

Daqui seguimos para o Palácio do Freixo, onde aí sim podemos tomar o nosso cálice de Vinho do Porto e numa esplanada mesmo em cima do rio!

Esta belíssima Pousada do Porto está aberta ao público em geral, e respira glamour logo à entrada, com tectos decorados à la Capela Sistina!

Hora de almoço, na marina do Freixo, mesmo ao lado do Palácio, onde pudemos apreciar um peixe grelhado à moda da casa, com vista sobre o rio e as pontes.

Não há maneira das nuvens desaparecer, mas vamos manter-nos fiéis ao nosso plano original: tarde à beira-mar em Leça da Palmeira!

Em 10 minutos, chegamos a Leça, com uma longa marginal convidativa aos passeios de Domingo. As praias têm Bandeira Azul e estão bem cuidadas e apetrechadas com bares de apoio, o que é uma agradável surpresa!

Logo ao lado do Farol da Boa Nova, a Casa de Chá desenhada por Siza Vieira parece ser um óptimo local para uma pausa… Parece, mas não será… porque está fechada ao Domingo, não se percebe bem porquê!

Optamos então por um chá para 2 no Bar Fuzelhas, ali mesmo ao lado, que tem uma esplanada inacreditável sobre o areal!

Mais uma caminhada e o dia vai terminar mais a Sul, no Cais de Gaia, com a melhor vista que existe sobre a cidade do Porto!

O jantar é no restaurante “Ar de Rio”: a açorda de marisco da casa que, apesar de ser para 2, dá para 4 pessoas… e sobra!

A comida é deliciosa, mas a vista é ainda melhor: uma panorâmica sobre a cidade que já nos deixa saudades e à qual prometemos voltar em breve para ver tudo o que nos faltou ver!

GeoStar ponto pt, aí vamos nós e obrigado!

 

Reserve o seu hotel no Porto!

1 pensamento em “Escapadinha ao Porto

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>