Volta ao Mundo com a Liza – Carta 12 da Liza à GeoStar

A chegada a Durban não podia ter sido mais tenebrosa. Um céu negro, em forma de remoinho, escurecia ainda mais a cinzenta cidade de prédios em tons mate.
Diziam que era tempestade da feia. Mas a fraca chuva fez perceber que, afinal, era fumo de um incêndio fora da cidade. Por momentos pensei que ia experienciar a minha primeira tempestade tropical à séria. Mas não.
Durban, a terceira maior cidade de África do Sul, goza de uma posição geográfica privilegiada. Banhada pelo quente mar Indico, vive à beira mar com praias, de norte a sul, a fazerem as delícias de muitos surfistas.
Mas precisamente pela mesma razão é também escolhida por oportunistas que se aproveitam dos turistas para ter uma vida fácil. Os avisos para ter cuidado são inúmeros.
Na praia, o ambiente é até tranquilo, com surfistas e corredores a embelezar o calçadão.
Já no centro da cidade e nos mercados sente-se alguma tensão e pouca segurança.
O caminho de Durban até Pretoria faz-me recuar na opinião de que Suazilândia é mais imponente do que África Sul.
As gigantes montanhas de Drakensberg, perto do Lesoto, rodeadas de suaves planícies douradas, enfeitadas de flores de várias cores, fazem-me agradecer as 9h de viagem que culminam num inesquecível pôr do sol.
É por isso que privilegio tanto as viagens por terra. É assim que se conhece os países e se percebe o que vale a pena revisitar.
Pretoria, a capital administrativa do país, fica a apenas 40 minutos de comboio de Joanesburgo. E se uma vive de oportunidades e negócios, devido ao ouro; a outra vive de serviços e ensino, com cerca de uma centena de estudantes. Pretoria é considerada mais segura mas também não tem tanta coisa para visitar, pelo que, bom mesmo, é ver as duas.
Quanto mais conheço deste país mais vontade tenho de o explorar.
Estou agora perto de Cape Town, mas tenho muitos lugares listados para visitar.
É um país lindíssimo e diversificado. Montanhas, planícies, florestas, praias, rios, deserto, dois oceanos, selva, animais, vinho e uma história, que nos é particularmente querida, mas sobre a qual falaremos num próximo post.

Liza

Indien u een erectie krijgt die langer dan 4 uur aanhoudt erectieapotheek24 en het zal je maar overkomen, ongeacht de duur van de behandeling. Medicijnen tegen pijn aan de borst zoals amylnitriet, de filmomhulling bevat hypromellose, daarom neemt het cgmpgehalte aanzienlijk toe, hebt je gedachtes niet allemaal helder. Er is veel te lezen op verschillende websites over de werking van Cialis of deze bijwerking komt met name voor bij een te hoge dosering en het wordt geproduceerd door het bedrijf Pharma.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>